You Gotta Be...

segunda-feira, maio 29, 2006

Ver com os ouvidos...

Um destes sábados, ao ir trabalhar, tive uma viagem até ao "Oriente" muito diferente. Ao contrário da habitual correria para o comboio, eram poucas as pessoas que se dirigiam para a estação da CP, o que me permitiu reparar num invisual que caminhava cuidadosamente pelo passeio. Estando já perto da Estação, questionei se ía para a Estação e se podia ajudar. (Não tenho normalmente esta iniciativa, fico perdida em pensamentos como "e se a oferta da ajuda faz a pessoa sentir-se ainda mais diminuida...?" e outros que tais) Naquele dia, não pensei sequer. Aceitou alegremente a minha oferta de ajuda e iniciámos uma conversa. Contou sobre acidentes que acontecem, pois a bengala não "sente" tudo. Os perigos (para quem não tem limitações visuais não o são) são vários e podem levar a acidentes gravíssimos... Andaimes com ferros salientes, buracos no chão, pilares ("anti-estacionamento")... "Já bati muitas vezes com a cabeça", dizia. Felizmente nunca teve nenhum acidente mais grave que o levasse ao hospital.
Para além dos acidentes, há depois os episódios "engraçados". Perguntar a um vulto (pela sombra que "sente" se aquela rua é a X, e após a resposta muda, aperceber-se que o vulto é o tronco de uma árvore; ou numa dependência bancária colocar-se no final da fila (que sentiu com a bengala) mas quando a fila não avança aperceber-se que é uma coluna... Foi bom saber que, apesar da revolta inicial há depois uma postura bem disposta, que permite passar por cima destas adversidades.
E assim fomos falando. Acabei por colocar questões como "Como se sabe quando se chegou à estação de destino"? Muito simples: Reparando de que lado abrem as portas do comboio, no tempo entre cada estação, ou mesmo os solavancos da linha! Juro que às tantas eu não sabia entre que estações estávamos, mas ele soube dizer!
Foi uma viagem diferente. Fechar os olhos e sentir o mundo de uma outra forma... No final da viagem, obtive um sorriso sincero com um "gostei muito de ter conversado consigo"... Eu também!

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home